Antes de mais nada, eu admito, sou fanboy da CDPR (CD Projekt Red).


Mas eu tenho vários motivos para ser MUITO fã da CDPR, ela é uma das poucas empresas da indústria que continua demonstrando que se importa com os fãs e em entregar jogos de qualidade, mesmo que a margem de lucro seja menor.

imagem ilustrativa

A series de jogos The Witcher, principalmente o The Witcher 3, são jogos nos quais fica extremamente claro o esmero e cuidado que a empresa coloca em seus jogos, e nenhum dos 3 jogos teve micro transações, venda de skins, ou opções para pagar por alguma vantagem na experiência do jogo, claro que os jogos foram single player, mas por incrível que pareça, empresas como EA e Warner Bros. vem adicionando diversas opções de monetização mesmo em jogos single player, então o fato de até hoje a empresa não ter caído na tendência de monetização é algo a ser elogiado.

o fato de até hoje a empresa não ter caído na tendência de monetização é algo a ser elogiado.

Além disso temos a GOG, loja virtual da empresa, a sigla quer dizer Good Old Gaming ou Bons e velhos jogos em tradução livre. Na GOG você encontra jogos antigos completamente otimizados para Windows 10, jogos como Fallout 1, que na versão original não roda mais em Windows 10, entre milhares de outros. Mas o principal diferencial da GOG é que os jogos não têm sistemas antipirataria embutidos como Denuvo (que causa perda de desempenho do computador) e não obriga o jogador a estar conectado à internet para jogar jogos single player (olhando para você EA).

imagem ilustrativa
Cyberpunk 2077

Um outro exemplo, muito pessoal, é o fato da empresa CDPR ter me presenteado com uma cópia do Cyberpunk 2077 no dia em que ele for lançado, simplesmente pelo fato de que eu já tinha adquirido TODOS os jogos desenvolvidos pela empresa, o fato é que eu ia comprar o Cyberpunk assim que ele fosse lançado, mas por ser um fã fiel a empresa me presenteou com uma cópia, e eu duvido que seja o único.

Terminada a carta de amor a empresa (te amo CDPR!!!), vamos aos fatos.

Os fãs que comprarem uma cópia do novo lançamento Cyberpunk 2077 para o console Xbox One vão receber, sem nenhum custo, o upgrade para a versão compatível com o Xbox Series X assim que estiver disponível. (é só eu que acho a nomenclatura da Microsoft estupida?)

O anuncio foi feito no Twiter pela empresa na manhã do dia 24/02/2020.

imagem ilustrativa

“Gamers nunca deveriam ser forçados a comprar o mesmo item duas vezes ou pagar por upgrades. Proprietários do Cyberpunk 2077 para Xbox One vão receber o upgrade para Xbox Series X de graça quando disponível”

O Twiter foi lincado ao anuncio da Microsoft a respeito do “Smart Delivery”. A nova tecnologia da empresa, que reforça a política da empresa de facilitar o uso de softwares e jogos antigos em plataformas novas dando acesso a “Quatro gerações” de jogos em diversos consoles.

“Quatro gerações” de jogos em diversos consoles.

A ideia da tecnologia é garantir que quando você compra um jogo, ele venha otimizado para o console no qual você vai jogar ele, o que em teoria parece simples, mas se for levado em consideração que existem grandes diferenças em versões de jogos para Xbox One e Xbox One Series X, chegando ao ponto de os desenvolvedores trabalharem eles como dois jogos completamente diferentes, a “smart delivery” pode ser uma grande cartada da empresa.

CPDR está entre as primeiras empresas não vinculadas a Microsoft que anunciou o uso dessa tecnologia, vale notar que a mudança na data de lançamento do cyberpunk de abril para setembro foi especulada de ter como um dos maiores motivos dificuldades de rodar o jogo de forma estável no Xbos One, com a possibilidade de ter 2 versões diferentes do jogo, uma para Xbox One e outra para o Series X, fica a dúvida de o que pode vir a ser cortado da versão para o console mais antigo.

Fica a tranquilidade de saber que o Upgrade vai ser grátis, garantindo que os fãs não vão correr isco de perder nada do jogo.