Menu

O acesso a internet e a plataformas web vem ficando cada vez mais fácil,
hoje em dia não é tão complicado para adquirir e botar um site no ar.

Por um lado, isso é ótimo, é uma ferramenta de trabalho muito útil, empresas como a Black Rabbit dependem dessas ferramentas para se manter, então obviamente somos a favor de que essas tecnologias sejam cada vez mais acessíveis.

Entretanto como tudo, quando fica mais fácil, abre espaço para o abuso. Segue abaixo um caso que chamou nossa atenção.

imagem ilustrativa
Imagem meramente ilustrativa.

Diversos clientes nossos entraram em contato trazendo a informação que nossos preços estavam muito acima dos valores da concorrência.
Principalmente nas placas de vídeo GTX 1650, achamos isso estranho, pois apesar de não ter o menor preço do mercado nós sempre pesquisamos a concorrência e tentamos se manter o mais competitivos possível,
e solicitamos um link ou referência com esses valores mais baixos.

Dito e feito, um site tinha as placas de vídeo GTX 1650 com um valor 45% menor que o nossos, e não só isso, TODOS os produtos desse site tinham valores de 20% a 50% mais baratos que a média de mercado, sites como a Kabum com valores promocionais ainda estavam 20% acima dos preços desse site.

Qual o milagre que eles estão fazendo?”

Fomos pesquisar, nenhum dos nossos fornecedores tinha contato com esse site, o que eu achei estranho, já que o site tinha telefone de SC como seu telefone de contato, e 3 de nossos principais fornecedores tem filial em SC, imagina-se que esse site teria no mínimo orçado peças com eles.

Ok, pode ser que eles trabalhem com importação direta”

É um processo mais complicado, mas nada impossível. Contato com nossos fornecedores de Taiwan, nada, ninguém sabe desse site.

Vamos mais a fundo então, todos os links de verificação, como “compra garantida”, “pague seguro”, “itau online” etc., eram direcionados para o próprio site. O site era novo, era possível que fosse um erro de programação, mas era no mínimo... estranho.

Ok, vamos comprar alguma coisa para testar então”

Seleciono um pendrive (item mais barato do site), adiciono ao carrinho, ai vem uma surpresa, a única forma de pagamento era transferência bancaria, apesar do site ter estampado em destaque na página de produtos que aceitava qualquer cartão e com várias opções de parcelamento.

A justificativa? Falha no sistema de cobrança via cartão.
imagem ilustrativa
O problema é, uma transferência bancária não tem estorno, não emite nota, não gera comprovante para fins de garantia. Era conveniente demais que a única forma de pagamento que “estava no ar” fosse a mais propensa a golpes.

Desisti da compra e investiguei mais, o domínio do site estava no nome de um indivíduo com 7 processos por fraude financeira em seu nome no estado de Goiás, em lugar algum era possível encontrar um CNPJ da empresa, o telefone de contato dava direto em caixa postal e o e-mail de contato era inexistente.

Na data de publicação desse artigo o site já não está mais online, outra coincidência que o site seja retirado do ar antes de completar 90 dias, mas infelizmente de acordo com as métricas do Google, mais de 5.000 pessoas acessaram a página nos pouco mais de 2 meses em que a página estava em funcionamento.

Era uma fraude? Era um golpe?
Eu não sei, mas tudo indica que sim.

Quantas pessoas podem ter sido vítimas?
Difícil dizer, mas em média 15% dos acessos se convertem em vendas nesse tipo de site, o que seria algo entre 700 e 800 pessoas.

Não vou citar o site aqui pois não temos 100% de comprovação de que se trata de um site FAKE ou algum tipo de golpe, e ele já não se encontra mais em funcionamento.

Mas depois desse desabafo, fica o aviso.
Desconfie, investigue, não entregue seus dados bancários ou dinheiro para qualquer um na internet, parece obvio, mas o site parecia profissional, os preços eram ótimos, a tentação é grande.

Alguns cuidados:

• Nunca faça transferência bancária ou pague boletos sem ter garantias de que o produto vai ser entregue.
• Exija Nota Fiscal.
• O site deve ter algum telefone de contato e e-mail.
• Pesquise no reclame aqui e outros sites.
• Nunca realize compras em lan houses ou computadores públicos.
• salve todos os documentos que provem a compra.
• De preferência para lojas recomendas por conhecidos.

Mas acima de tudo, desconfie de promoções boas demais, ninguém faz milagres, se o mercado todo trabalha com um valor, como que esse único site consegue trabalhar com metade disso.